PUERICULTURA  PEDIATRIA  DOCSYSTEMS       DR. CELSO EDUARDO OLIVIER

 

PUERICULTURA

Bem vindo ao web site dedicado à PUERICULTURA

seguinte

 

        

PRIMEIROS CUIDADOS COM O RECÉM-NASCIDO

Ao deixar a maternidade muitas mães ficam completamente perdidas. Se este é o seu caso, preste atenção nestes detalhes.

ESCOLHENDO AS ROUPAS DO BEBÊ

    Quando o tempo estiver muito quente e abafado, deixe a criança com pouca roupa ou apenas de fraldas. No inverno, evite as correntes de ar frio e mantenha a criança bem agasalhada, lembrando que a pele sensível e fina da criança sente mais as alterações de temperatura. Se a criança está suando muito ou muito irritada, pode ser sinal de que está com muito calor ou muito agasalhada. Espirros e soluços podem ser sinal de frio. Fique atenta a esses sintomas e aprenda a conhecer as necessidades do seu bebê.

EXPOSIÇÃO AO SOL

    O sol é muito importante para o recém-nascido, pois auxilia a pele a formar a vitamina D, essencial para o desenvolvimento ósseo e a prevenção de Raquitismo. Coloque o bebê para tomar sol, durante vinte minutos, duas vezes por dia (antes das dez horas e depois das dezesseis horas), sempre com pouca roupa e sob exposição direta; nunca através de vidraças.

CUIDADOS COM O UMBIGO

    Não coloque faixas, gases, ou curativos sobre o umbigo. Quanto mais tempo ficar exposto ao ar, mais rápido secará. Apenas utilize um produto anti-séptico e secativo, indicado pelo médico, e mantenha-o sempre seco, até que caia naturalmente. Se aparecerem sinais como secreção purulenta ou vermelhidão ao redor do umbigo, leve a criança imediatamente ao pediatra.

TESTE DO PEZINHO

    O popularmente chamado "teste do pezinho" é um exame realizado durante a primeira semana de vida, obtido pela punção da sola do pé. Através dele, pode-se detectar atualmente duas patologias que evoluem com deficiência mental grave e que podem ser controladas e revertidas quando tratadas precocemente. O hipotireoidismo congênito é caracterizado pela deficiência parcial ou total dos hormônios produzidos pela tireóide, responsáveis pelo estímulo e desenvolvimento de uma série de órgãos vitais, entre eles o cérebro. O tratamento consiste na reposição destes hormônios por via oral. A fenilcetonúria é uma deficiência enzimática que impede a metabolização da fenilalanina, um aminoácido essencial encontrado na alimentação. O tratamento é um pouco mais difícil e consiste em uma dieta especial livre da presença deste elemento. A importância da detecção precoce destas anormalidades reside na irreversibilidade das lesões instaladas, mesmo quando decorridas poucas semanas de vida, antes do início do tratamento. Muito além do que uma simples medida preventiva, a detecção precoce destas anormalidades do metabolismo é uma imposição legal obrigatória em qualquer hospital e estabelecimento público ou particular que preste atendimento à saúde de gestantes.

PREVENINDO A ASPIRAÇÃO PULMONAR E A SÍNDROME DE MORTE SÚBITA

    Recém-nascidos muito freqüentemente não tem a musculatura do sistema digestório bem desenvolvida. Isto costuma ocasionar fenômenos como a REGURGITAÇÃO do leite e do conteúdo gástrico (refluxo gastroesofagiano). Às vezes as regurgitações são inofensivas, inaparentes e não causam problema, mas ocasionalmente o leite regurgitado pode ser aspirado para o pulmão, causando quadros graves de aspiração pulmonar, engasgo, perda de fôlego, cianose (coloração arroxeada da pele), insuficiência respiratória e até morte súbita do lactente. Isto pode acontecer até mesmo em crianças saudáveis que não estivessem apresentando nenhum tipo de sintoma. Para prevenir este quadro é importante colocar o recém-nascido para arrotar depois de toda mamada, não o deitando até que arrote bem (isto pode demorar até 30 minutos). Jamais deite a criança na posição horizontal. Pelo contrário eleve a cabeceira do berço entre 30° e 45° para que a gravidade diminua os episódios de regurgitação. Coloque a criança deitada de bruços e sem travesseiro (evite deixá-la deitada de barriga para cima), ou em decúbito lateral direito (deitada de lado, sobre o lado direito). Se estiver regurgitando muito, leve a criança ao pediatra.

Voltar ao índice.

PUERICULTURA

Voltar à página principal

E-mail Dr. Celso

O livro