PUERICULTURA  PEDIATRIA  DOCSYSTEMS       DR. CELSO EDUARDO OLIVIER

 

PUERICULTURA

Bem vindo ao web site dedicado à PUERICULTURA

seguinte

 

        

SÓDIO

    O sódio é um elemento inorgânico encontrado na natureza na forma de um sal denominado cloreto de sódio (sal de cozinha). Está presente em quantidade mínima em vários alimentos naturais mas a sua maior fonte dietética é a adição culinária aos alimentos.

    A quantidade de sódio corporal e a sua concentração no sangue é regulada pelo rim, que pode eliminá-lo em maior ou menor quantidade pela urina, dependendo das necessidades imediatas.

    A principal função fisiológica do sódio no organismo é assegurar a pressão osmótica dos tecidos corporais, principalmente no sistema circulatório. Além disso participa do mecanismo de excitabilidade elétrica que permite o funcionamento dos sistemas nervoso e muscular.

    A deficiência de sódio pode originar sintomas como dor de cabeça, náuseas, tontura, cãibras, hipotensão (pressão baixa) e até síncopes. Durante a gravidez, a melhor maneira de evitar estes problemas é manter ingestão regular de sal e beber bastante líquido. Deve-se, no entanto, evitar os abusos, uma vez que o excesso de sal também pode causar problemas, como a hipertensão arterial (pressão alta) e o edema de membros inferiores (inchaço nas pernas), mais comuns no final da gestação. Durante o acompanhamento pré-natal, uma das preocupações do obstetra é a de orientar qual deve ser a ingestão ideal de alimentos salgados. Para isso, utiliza dados da anamnese (sintomas referidos) e do exame físico, dando especial atenção à medida sistemática da pressão arterial em todas as consultas.

Bibliografia Complementar

Zinco

Voltar à página principal

E-mail Dr. Celso

O livro